terça-feira, 10 de abril de 2012

Blogs: o pensamento na ponta do clique


Por Ellen Guerra, Érian Naínna, Larissa Caldeira e Raisa Casemiro.


Com o crescimento da internet no Brasil, os blogs vêm ganhando cada vez mais destaque nesse cenário de expansão. Mais que um meio de comunicação, eles possibilitam o internauta a ter seu próprio espaço em meio ao vasto universo da web.

Esta ferramenta virtual que permite uma grande liberdade de expressão surgiu no final dos anos 90, e desde então é usada por pessoas, empresas e veículos de comunicação, podendo ter vários formatos e objetivos.

Os blogs podem ser definidos como espaços na web em que a estrutura permite, de uma forma mais clara e direta, o registro cronológico. As publicações, também chamadas postagens, acontecem com mais frequência e imediatismo de opiniões, emoções, imagens, fatos, ou qualquer outro tipo de conteúdo que se escolha.

Entre suas muitas utilidades, os blogs podem servir como diário pessoal, promover a comunicação entre pessoas, registrar o desenvolvimento de processos, além de ampliar as possibilidades de expressão.
Marlua de Sousa Correia, 25 anos, começou a blogar em 2007, quando ingressou na faculdade de Agronomia. Para a estudante, seu blog é um escape para exercitar sua veia poética, e ainda serve como um espaço de divulgação dos seus trabalhos.

luarsousa.blogspot.com.br

“Acho o blog uma ferramenta importantíssima para minha carreira enquanto cantora e futura musicista, porque é minha vitrine”, revela.

São inúmeras as possibilidades oferecidas pela blogosfera. Estima-se que existam mais de um bilhão de blogs ativos no mundo e a cada dia são criados em média 120 mil novos blogs.

Para Raquel Recuero, pesquisadora e professora, um weblog é uma construção pessoal, que tem um aspecto totalmente social. Em entrevista ao site Revistapontocom, a professora declara que através dele a comunicação tem tomado um caráter mais democrático do que na mídia tradicional.

“As pessoas têm mais acesso a informações e podem também publicar o que quiserem. Isso é positivo porque democratiza um processo que era, na mídia de massa, totalmente concentrado nas mãos de poucos”, afirma Recuero.

 Essa característica de livre expressão atrai e encanta muitos blogueiros, como Paulo Cezar Lima, produtor e percursionista. “Meu blog é meu diário de momentos importantes. Quando chegar o meu momento de nostalgia com certeza vou abri-lo e matar minhas saudades”, declara o produtor.

pclimapandeiroepoesia.blogspot.com.br
Os blogs certamente são espaços de livre difusão de informação, e possibilitam que qualquer internauta tenha seu espaço próprio na rede, tudo de forma muito fácil. Basta apenas uma ideia e um clique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário