segunda-feira, 26 de março de 2012

A Semana Santa e sua Significação


Por: Érian Naínna e Ellen Guerra


Com início no Domingo de Ramos e término no Domingo de Páscoa, a Semana Santa é uma ocasião em que, tradicionalmente no Cristianismo e Judaísmo, se celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
Foi no ano 325 d.C, no Concílio de Nicéia (reunião de autoridades eclesiásticas) que ficou decido que a comemoração da Semana Santa duraria oito dias. Inicialmente as solenidades se reduziam apenas à sexta-feira e ao sábado.
É um evento que varia com relação ao calendário litúrgico da Igreja Católica, por isso não costuma acontecer na mesma data todos os anos.
Nos 40 dias que sucedem a Quarta-Feira de Cinzas se iniciam os dias Santos. De lá pra cá, nesse período do ano, muitas pessoas ainda costumam comemorar a data com diversos ritos religiosos e até a alimentação fica diferenciada.
Exemplo disso é o estudante de Comunicação e católico, Caio Barbosa, que afirma não comer carne de boi e nem de porco durante a quaresma.
“Como apenas frango, peixe e ovos, mas na sexta eu não como nem frango. No domingo eu posso comer de tudo, porque não fazemos penitência domingo por ser o Dia do Senhor, no qual Jesus ressuscitou. Além disso, eu faço uma penitência específica (além da carne) para me penitenciar”, conclui ele.
Há também os que aproveitam o feriado apenas para descansar ou viajar, como é o caso do estudante de Direito e ateísta, João Paulo Soares.
“Como eu moro fora por causa dos meus estudos, aproveito esse período do ano para viajar para a cidade onde os meus pais moram, para revê-los, além de aproveitar o tempo para ver filmes e ler coisas extracurriculares. De qualquer forma, quando não é possível fazer isso, simplesmente descanso. Uma parte da minha família também aproveita para ir à praia.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário