segunda-feira, 26 de março de 2012

Aprender idiomas: vantagens além da gramática


Por Larissa Caldeira e Raisa Casemiro



Independência, versatilidade e comunicabilidade são alguns dos benefícios em se aprender línguas estrangeiras. Saber se comunicar em diversos idiomas é um requisito básico para o sucesso em qualquer área e pode proporcionar experiências com as mais diversas culturas.

Com a atual configuração mundial, caracterizada pela globalização efervescente, o Brasil se ratifica como um dos países de maior crescimento econômico.

Além da exigência do mercado, os grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas em 2016 concretizam a importância da aprendizagem de idiomas.

Para a professora de inglês Rosania Teixeira, o estudo de uma nova língua é fundamental para formação profissional, pois por ser a língua do comércio e das relações exteriores o idioma se tornou uma obrigação.

“O aprendizado de um novo idioma é uma construção diária, e isso se efetua através de uma metodologia comunicativa, o incentivo à conversação. É a garantia de um estudo eficaz e em longo prazo”, declara a professora.

Ainda há aqueles que escolhem aprender um novo idioma simplesmente por curiosidade, como no caso de Fellipe Martins, mestrando em Engenharia de Produção.

“Sempre achei interessante entender como outras culturas se expressam, porque, afinal, em termos de mercado, não há nenhuma vantagem em falar hebraico ou catalão por exemplo. Acho realmente muito divertido estudar línguas”, revela Fellipe.

Entre as muitas línguas que estudou, está o Alemão, Galês, Japonês, Chinês, Hebraico, Grego, Sueco, Catalão e Italiano, tendo ainda fluência em Espanhol, Inglês e Francês.

Para Fellipe, mesmo não tendo vantagem mercadológica, a vontade de aprender idiomas inusitados lhe rendeu boas experiências.

“Boa parte da minha flexibilidade e poder de análise foram herança de aprendizado de línguas. É claro também que em termos práticos te dá uma independência de poder trabalhar com equipes multilinguísticas e multiculturais, além de abrir diversas possibilidades profissionais. E, claro, facilita muito na hora viajar!”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário